janeiro 12 2021 0Comentário
Silos With Duramaxx

Case – Como o Duramaxx resolveu os entupimentos, economizou 450h paradas e aumentou em 180.000 as toneladas processadas?

O Duramaxx, material com resistência à abrasão superior ao UHMW comum de mercado, é um desenvolvimento exclusivo da Baron fabricado a partir de resinas certificadas de UHMW, com massa molar superior a 8,0 milhões de g/mol.

Leve, barato e profundamente resistente ao desgaste, o produto é indicado para o uso industrial pesado e pode ser utilizado em chutes, silos, guias, bicas e equipamentos móveis de mineração, como caminhões, pás carregadeiras, tratores, etc.

No texto de hoje, decidimos fazer diferente: ao invés de explicar como o Duramaxx pode ser vantajoso para sua empresa, decidimos mostrar através de um case de sucesso que fala por si só.

Vamos juntos conferi-lo?

Qual o problema enfrentado pelo cliente?

O cliente chegou até a Baron com problemas em sua produtividade motivados por entupimentos diários dos silos e muitas horas paradas para a resolução da situação. Além disso, a mina sofria com altos gastos com água e passava por um momento de baixa segurança ocupacional. 

De forma técnica, as informações do cliente e os problemas encontrados pela equipe Baron foram:


Dados

Granel: Minério de Ferro Bruto

Peneira: <3/4”

Produtividade média: 400 t/h

Quantidade média de entupimentos por dia: 2,5

Tempo de parada por entupimento: 1 horas

Problemas

Produtividade: Parada da linha de produção.

Ambiental: Uso de água para desentupimento.

Segurança ocupacional: trabalho confinado NR35.

Kaizen: Limpeza na parte inferior da mesa de impacto.

 

Como o Duramaxx resolveu definitivamente o problema do cliente?

A equipe de engenharia da Baron, juntamente com engenheiros do cliente, desenvolveu uma solução de revestimento antiaderente. Foram instaladas placas de desgaste Duramaxx de 30mm de espessura no undersize de peneiramento de estação de tratamento de minério de ferro, com o compromisso de atingir 180 dias de vida útil, prevendo uma troca de duas vezes ao ano. 

Logo após a instalação, notou-se uma grande diferença no escoamento do minério processado, pois o material UHMW tem propriedades espetaculares para este tipo de trabalho, sendo elas resistência ao impacto, alta resistência à abrasão, excelente resistência química e auto lubrificante.

 

Linha Duramaxx


Quais foram os resultados obtidos pela parceria com a Baron?
 

Durante 5 meses de operação contínua (o que equivale a 2.920 horas operadas efetivamente e um total de 1.170.000 t. processadas), não houve entupimento e nem acúmulo significativo de minério nas paredes revestidas.
Já em relação ao desgaste, o valor médio em função do tempo foi de aproximadamente 9,8 g/dia ou 0,5%/dia. 

Comprovando a eficácia inegável da exclusividade Baron, com a utilização do Duramaxx, a empresa economizou 450 horas paradas por entupimentos e garantiu 180.000 toneladas processadas a mais no período.

Envie uma resposta ou comentário