A produtividade industrial é primordial para que a indústria, independente do seu segmento, se mantenha competitiva e busque formas de aprimorar os seus processos. Isso porque, quanto mais produtiva a indústria for, mais chances de sucesso ela terá.
No entanto, isso pode ser um desafio, já que além de aumentar a produtividade, é necessário manter a qualidade de todos os produtos e serviços, e ainda garantir a segurança de todos os funcionários envolvidos no processo.
Se o seu objetivo é aumentar os lucros da sua empresa e conquistar melhores resultados, é preciso implementar ações para aumentar a produtividade industrial. Essas ações precisam simplificar processos, agilizar entregas e atingir altos níveis de desempenho.
Para te ajudar nesse processo, continue a leitura e confira as dicas que separamos a seguir!
O que é produtividade industrial?
Basicamente, a produtividade industrial é saber aproveitar da melhor forma os recursos disponíveis, como: equipamentos, matérias-primas e mão de obra. Ou seja, é o sinônimo de eficiência, agilidade e quantidade com qualidade.
Quando falamos do setor industrial, essa eficiência representa a produção do parque fabril e demais processos administrativos industriais, que impactam diretamente no crescimento da geração de produtos e serviços.
O conceito de produtividade industrial pode ser definido como: realizar o melhor aproveitamento dos recursos disponíveis para fazer mais, em menor tempo, mas com a mesma qualidade.
Diante disso, é necessário que as indústrias invistam em diversos fatores, como na especialização dos funcionários, na contratação de mão-de-obra qualificada, bons equipamentos, novas tecnologias e matérias-primas de qualidade.
5 dicas para aumentar a produtividade industrial
A produtividade industrial está diretamente relacionada à quantidade de produtos fabricados, a qualidade da produção e os custos relacionados com as operações. Por isso, se há falha em um desses processos, não é possível considerar a indústria produtiva.
Para reverter esse quadro, é necessário realizar ações que garantam o alto desempenho industrial. Confira:
1. Ofereça treinamento para os profissionais
Uma equipe mais capacitada significa uma equipe mais produtiva. Sendo assim, uma das formas mais eficientes de aumentar a produtividade industrial é oferecendo treinamento de capacitação para os profissionais.
Para isso, ofereça treinamentos regulares, que estejam conforme as práticas de excelência do mercado, como: uso de novas tecnologias e equipamentos mais modernos, procedimentos de segurança e políticas de comportamento positivo para integração da equipe.
2. Lembre-se de atualizar os processos
Em relação aos processos, para que tudo flua da melhor maneira possível, é preciso identificar e eliminar ou consertar fluxos ineficientes. Nesse caso, conte com a experiência de profissionais mais experientes, que vivem a rotina e possuem o olhar mais apurado para sugerir melhorias.
O primeiro passo é identificar quais setores precisam que os processos sejam atualizados, e em seguida, procurar os colaboradores dessas áreas para te ajudar a corrigir os processos ineficientes.
3. Mantenha um bom clima organizacional
O clima organizacional depende da visão que todos os colaboradores possuem sobre a empresa. Isso inclui a satisfação profissional e a motivação do colaborador e o seu bem-estar físico e mental, fatores que impactam diretamente a produtividade deles na empresa.
Diversos fatores ajudam a criar um bom clima organizacional, como um bom plano de cargos e salários, benefícios, ferramentas de trabalho, gestão justa, cultura de feedback, carga horária, interação com os colegas, entre outros fatores. O resultado disso é o aumento da produtividade e do engajamento dos profissionais.
4. Reduza o desperdício e tenha responsabilidade ambiental
A produtividade industrial é muito importante para obter sucesso, porém, ela não pode estar atrelada a altos índices de desperdício, defeitos ou rejeição de produtos. Isso porque, além de aumentar os custos de produção, ainda afeta negativamente o meio ambiente.
Consequentemente, toda a linha de produção e demais processos da própria indústria são afetados, e se tornam ineficientes. Para evitar esses tipos de problemas, é fundamental investir em tecnologias, materiais e práticas de excelência. Além de reduzir os desperdícios e os custos desnecessários, esses fatores contribuirão para uma produção industrial mais sustentável.
5. Conte com o Duramaxx da Baron
O Duramaxx é a linha de revestimentos exclusiva da Baron. Composto por resinas certificadas de UHMW, o Duramaxx é a solução ideal para o revestimento de equipamentos de diferentes setores industriais, proporcionando mais segurança e agilidade.
Por possuir massa molar superior a 7,5 milhões de g/mol, característica que a torna superior aos outros UHMW do mercado, a linha de revestimentos Duramaxx é mais resistente ao desgaste e à abrasão.
Com a melhor performance do mercado, ajudando a evitar o desperdício de materiais e acidentes de trabalho, o Duramaxx é a escolha certa para aumentar a produtividade industrial e manter a segurança dos profissionais.
Os benefícios dos revestimentos Duramaxx
A linha de revestimentos Duramaxx é exclusiva da Baron. Cada componente da linha foi especialmente projetado para oferecer mais segurança, agilidade e custo-benefício para empresas e indústrias.
O problema da carga morta na indústria é um dos principais fatores que atrapalham a produtividade industrial, pois além de desperdiçar materiais, ainda eleva o custo da operação e aumenta o risco de tombamento do caminhão.
Ainda há o prejuízo de tempo e o risco de acidentes, já que os operadores podem ficar parados por horas para lavar a báscula e retirar os resíduos que ficam grudados na caçamba, além de realizar manobras arriscadas para tentar remover os materiais que ficam presos.
Para evitar esses problemas e aumentar a produtividade industrial, a solução ideal é investir em revestimentos de alta qualidade, que não permitam que resíduos fiquem grudados no momento do descarregamento.
Conheça a linha Duramaxx da Baron
Os revestimentos Duramaxx possuem uma variedade de aplicações, com características distintas para atender diferentes necessidades do setor industrial. Confira as especificações de cada revestimento da linha:
- Duramaxx Ultra: a melhor opção para processos que necessitam de revestimentos com alta resistência à abrasão;
- Duramaxx AST: o revestimento certo para proteger ambientes que possuem risco de descargas elétricas;
- Duramaxx Flame Retardant: a escolha ideal para a execução de trabalhos com risco de propagação de fogo;
- Duramaxx Eco: fabricado a partir de resinas reprocessadas e aditivações especiais, possui alta qualidade e excelente custo-benefício.
Além disso, podemos atribuir os seguintes benefícios ao Duramaxx:
- Longa vida útil;
- Baixo coeficiente de atrito;
- Mais leve e mais barato que o aço (relação custo x peso);
- Alta resistência ao desgaste e à abrasão.
Portanto, a linha de revestimentos Duramaxx da Baron é a escolha certa para aumentar a produtividade industrial, uma vez que evita o desperdício de materiais e ainda garante a segurança dos profissionais que realizam a carga e descarga dos caminhões.