A indústria siderúrgica tem um grande valor para a economia brasileira, uma vez que o aço é um material essencial na construção de infraestrutura, como pontes, edifícios, ferrovias e rodovias. Assim, a disponibilidade interna de aço facilita o desenvolvimento de projetos de infraestrutura no Brasil.
O Brasil é um dos maiores produtores de aço do mundo. A exportação de aço e produtos siderúrgicos contribui significativamente para a balança comercial do país, gerando receita em moeda estrangeira.
Além disso, a siderurgia é uma indústria de base, fornecendo matéria-prima para várias outras indústrias, como a automobilística, a de construção civil, a de eletrodomésticos e a de máquinas e equipamentos. Isso cria um efeito multiplicador na economia, impulsionando outras cadeias produtivas.
Contudo, as operações das indústrias siderúrgicas enfrentam alguns problemas. Veremos alguns deles a seguir, e como é possível solucioná-los.
Indústria siderúrgica: maiores desafios
Um dos maiores desafios enfrentados pelas operações da indústria siderúrgica é o nível de desgaste das máquinas. Como o tipo de operação envolve processos e materiais muito abrasivos, como minério de ferro, carvão e aço fundido, o maquinário acaba se desgastando mais facilmente.
Os processos de produção de aço também envolvem temperaturas muito elevadas. Por isso, equipamentos que não são resistentes ao desgaste podem falhar sob essas condições extremas, resultando em interrupções na produção.
O alto nível de desgaste das máquinas também afeta outras questões operacionais, como:
Produtividade
A siderurgia é um processo que muitas vezes precisa funcionar de forma contínua. Paradas não planejadas para manutenção devido ao desgaste do maquinário podem causar perdas substanciais de produtividade e aumento de custos.
Segurança
Equipamentos que falham devido ao desgaste podem representar sérios riscos de segurança para os trabalhadores. Maquinário resistente ao desgaste é fundamental para a manutenção de um ambiente de trabalho seguro.
Aumento de custos
O alto nível de desgaste acaba exigindo uma troca muito frequente de maquinário. Pensando nisso, investir em maquinário resistente ao desgaste pode reduzir os custos operacionais a longo prazo. Menos paradas para manutenção, substituições menos frequentes de peças e menor tempo de inatividade trazem uma economia significativa.
Qualidade do produto
Equipamentos desgastados podem afetar a precisão e a qualidade do produto final. Máquinas que mantêm suas tolerâncias e desempenho ao longo do tempo ajudam a garantir a consistência na qualidade do aço produzido.
Assim, investir em peças resistentes ao desgaste pode melhorar a eficiência da produção e diminuir seus custos. Nesse caso, a linha Duramaxx pode ser a solução ideal.
Conheça linha Duramaxx da Baron
O UHMW é um polímero de alto desempenho na engenharia devido ao tamanho de sua molécula e cristalinidade. Ele possui um grande número de interações intermoleculares, que proporcionam vários benefícios, como resistência ao desgaste e antiaderência.
Contudo, você sabia que existem revestimentos de UHMW no mercado, feitos com uma tecnologia superior?
O Duramaxx da Baron, por sua vez, é um UHMW feito com uma tecnologia superior aos outros UHMW presentes no mercado. Com uma massa molar maior que 7,5 milhões g/mol, a linha Duramaxx da Baron possui propriedades únicas, que lhe conferem uma alta performance e uma resistência à abrasão muito maior do que outros tipos de UHMW.
A massa molar representa a medida de comprimento médio da cadeia molecular. Quando maior for a massa, mais diferenciadas serão suas características. Nesse sentido, quanto maior for a massa molar do UHMW, mais resistente ao desgaste ele será.
Entre os UHMW que temos disponíveis no mercado, podemos citar o Low Range, que conta com cerca de 4,0 milhões de g/mol. Contudo, ele tem uma massa molar muito abaixo do Duramaxx.
Devido a sua massa molar muito superior, o Duramaxx possui as seguintes vantagens:
- Material mais leve;
- Mais barato e mais leve que o aço;
- Maior tempo de vida útil;
- Resistência ao desgaste;
- Baixo coeficiente de atrito.
Em razão de todas essas características distintas, o Duramaxx consegue ser mais durável e confiável do que outros revestimentos de UHMW. Assim, o revestimento exclusivo da Baron possui um excelente custo-benefício para as indústrias.
A linha Duramaxx na indústria siderúrgica
Conforme analisamos, a indústria siderúrgica possui diversos desafios durante sua produção, especialmente em relação ao desgaste das máquinas. Como os processos e materiais utilizados são muito abrasivos, o maquinário acaba se desgastando bem mais rapidamente e, assim, afetando a produtividade e aumentando os custos da produção.
Outro ponto é o fluxo nos silos de carvão e de minérios aditivos. Sem revestimento de Duramaxx, o fluxo nestes silos fica comprometido, diminuindo a produtividade. Devido suas propriedades antiaderentes e adição de silicone, o carvão não fica mais parado nas paredes do silo, aumentando o fluxo e produzindo mais!
É possível perceber, dessa forma, que as siderúrgicas precisam buscar meios para otimizar seus processos, aumentar sua produtividade, melhorar a segurança e diminuir os custos. Para isso acontecer, é necessária a utilização produtos com alto desempenho, ótima qualidade e uma boa duração.
A linha Duramaxx possui diversos tipos de revestimentos, cada um deles com propriedades exclusivas, que o tornam mais seguro e resistente para os processos industriais.
Entre nossas especialidades estão:
- Duramaxx Natural: ideal para o ramo alimentício;
- Duramaxx AST: ideal para a dissipação de cargas estáticas;
- Duramaxx Eco: oferece qualidade com melhor custo-benefício;
- Duramaxx Flame Retardant: ideal para atividades com risco de propagação de fogo;
- Duramaxx Ultra: ideal para alta resistência a abrasão e alta propriedade antiaderente, além de ser classificado como HOT, pois suporta temperaturas de até 130°C.
Para a indústria siderúrgica, indicamos o seguinte tipo de Duramaxx:
Duramaxx ULTRA
A linha Duramaxx ULTRA ® foi desenvolvida para oferecer um excelente desempenho nas aplicações onde se necessita alta resistência ao desgaste e antiaderência melhorada, pois possui estrutura molecular reticulada com aditivos funcionais, cargas cerâmicas e Silicone.
Possui vida útil 30% maior quando comparado ao UHMW Tipo A, além de ser adequado para trabalhos em temperaturas mais elevadas, até 130°C, com picos de 150°C (classificação HOT). Comumente utilizado em sistemas de granéis mais abrasivos, como minério de ferro, areia e minério de bauxita, otimizando o custo-benefício e reduzindo os gastos com instalação.
O diferencial da Baron
Quando nós criamos o Duramaxx, uma linha exclusiva de revestimentos industriais, além procurar oferecer um material resistente, seguro e durável, com alto nível de tecnologia, também nos preocupamos com a nossa responsabilidade ambiental.
Dessa forma, além de produzirmos o UHMW com melhor performance do mercado, que evita desperdício de materiais e possui longa vida útil, a Baron também é uma empresa certificada pela ISO 14001.
Como uma empresa certificada, a nossa missão é realizar uma gestão consciente dos nossos recursos e contribuir para a sustentabilidade nas indústrias. Assim, reduzimos quaisquer impactos ambientais que possam ser gerados.
Para saber mais sobre a linha de revestimentos Duramaxx e suas aplicações, leia os demais artigos do nosso blog, ou fale conosco por um dos nossos canais de atendimento.