abril 19 2023 0Comentário
Como tirar as pedras encravadas entre os pneus de caminhão

Como tirar pedras do pneu de caminhão

Você sabe como tirar pedras do pneus de caminhão de forma correta? Se você trabalha em lugares que é preciso passar por um caminho de pedras, com certeza já sofreu com danos em sua frota. 

Apesar de serem responsáveis por boa parte dos custos das frotas, os pneus nem sempre recebem a atenção necessária. A falta de cuidado com os pneus de carga pode reduzir sua vida útil, interferir na performance do veículo e até mesmo colocar em risco a segurança do condutor, passageiros e outros motoristas. 

Condutores que trafegam por rodovias em más condições sofrem com o custo elevado dos pneus, prejuízos por pneus cortados e da hora parada, além da insegurança ocupacional nos serviços de retirada manual de pedras.

Por isso, no artigo de hoje, mostraremos como é possível tirar as pedras do pneu de caminhão, sem precisar fazer nenhuma “gambiarra” para resolver o problema. Confira!

Os desgastes mais comuns nos pneus de carga

Antes de mostrarmos como tirar as pedras do pneu de caminhão, vamos citar os principais desgastes em pneus de carga.

Desgaste central

Refere-se ao desgaste maior no centro da banda de rodagem, que costuma ser pela pressão excessiva dos pneus, o que afeta diretamente o equilíbrio do veículo, tornando as viagens mais perigosas e propensas a estourar os pneus. 

Desgaste unilateral

Como o próprio nome já sugere, ocorre em apenas um lado do pneu. Em geral, isso ocorre pelo alinhamento falho, a falta de manutenção e má dirigibilidade do motorista. Além disso, o excesso de carga no caminhão também pode causar o desgaste lateral, trazendo danos de mau uso.

Desgaste localizado

O desgaste localizado (ou em um ponto específico) se concentra em apenas uma região pequena e específica do pneu. Isso pode muitas vezes ocorrer devido uma frenagem brusca, derrapagem transversal, bloqueio dos pneus ou avaria no sistema de travagem do veículo. 

Para se prevenir, é importante verificar o funcionamento do sistema ABS, além do mecanismo de travagem do veículo.

Desgaste irregular

Nesse caso, o desgaste ocorre em todo o pneu, não apenas na lateral ou central, e acontece quando não é realizado o rodízio de pneus. 

Isso porque, como o caminhão costuma ter mais pressão sobre os pneus dianteiros, devido ao peso do motor e à construção do caminhão, a tendência é que os pneus da frente sofram mais desgaste que os traseiros. 

Outras possíveis causas, são: suspensão desregulada, anomalia no sistema de travagem e pressão insuficiente. 

Desgaste em escamas

O desgaste em escamas tem um aspecto de dente de serra, pontudo, e ocorre quando o pneu fica comprometido nas extremidades da banda de rodagem, gerando a desmarcação ao entrar em contato com a pista.

Os riscos não são notados de imediato, e a princípio, não causa tanto perigo em quem conduz o caminhão. Porém, a médio e longo prazo, o pneu pode furar na estrada e causar um acidente. 

A forma de identificar esse problema é o barulho nas rodas. Para solucionar, o ideal é escolher o tipo certo do pneu para estrada e fazer sempre o alinhamento e balanceamento.

Quais os riscos de ter pedras entre pneus?

Você é um condutor de caminhão que trafega por rodovias não pavimentadas ou em más condições com buracos, pedras e galhos? Então já sabe que os pneus possuem durabilidade reduzida, devido aos danos externos causados em sua estrutura. 

Apesar da grande quantidade de borracha, os pneus são frágeis em suas laterais e podem rasgar ou furar nesta região com facilidade por conta das pedras. E ao trafegar com pneu furado, pode ser perigoso para o motorista e demais pessoas, além de custar muito mais do que o reparo ou troca. 

Danos às rodas

Ao ter um furo no pneu por conta de uma pedra, os aros também são danificados.

Problemas estruturais

Quando o furo ou rasgo é ignorado, ele se expande e chega até a estrutura interna, causando danos estruturais e desencadeando a separação da banda de rodagem.

Segurança

A segurança do motorista e demais passageiros passa pelos pneus. Portanto, ignorar um pneu furado pode trazer sérios riscos de acidentes. 

Dano geral no veículo 

Além de danificar a própria estrutura e dos aros, um pneu furado pode impactar nas linhas de freio, peças de suspensão e até mesmo no para-lamas, gerando um custo muito maior para o condutor. 

Como remover as pedras do pneu de caminhão?

Se você tem problemas de pedras nos pneus do caminhão, sabe a dor de cabeça que é a retirada manual das pedras, como por exemplo, utilizando uma corda e amarrando no caminhão, ou até mesmo quebrando a pedra em pedaços para facilitar a retirada.

Agora, esse problema acabou! Os extratores de pedra Baron são desenvolvidos com polímero de alta resistência (UHMW), e com a geometria correta para expulsar as pedras de forma automática, corrigindo de maneira definitiva, os problemas ocasionados por pedras nos pneus, e com ótimos benefícios para o seu bolso e para a segurança ocupacional.

Você não precisa mais se preocupar com pneu rasgados ocasionados por pedras, muito menos parar a sua produção para tirar a pedra. O extrator de pedra Baron veio para resolver definitivamente o problema de furos ocasionados por pedras entre os pneus do caminhão.

Quais as vantagens de ter um extrator de pedras para roda de caminhão?

Ao implantar essa solução de melhoria em sua frota, você consegue expulsar as pedras, corrigindo de maneira definitiva, os problemas ocasionados por pedras nos pneus.

Um investimento muito baixo se comparado com o prejuízo que uma pedra possa ocasionar. (menos de 4% do valor dos pneus)

Dessa forma, você garante segurança no trabalho, evita a baixa na produção por hora parada e ainda não desperdiça tempo e dinheiro com a perda de pneus. 

como tirar pedras do pneu de caminhão

Quais cuidados ter com os pneus do caminhão?

Por fim, agora que você já sabe os riscos de dirigir com os pneus furados e como tirar as pedras do pneu de caminhão, listamos alguns cuidados que devem ser redobrados para garantir viagens mais seguras e dentro do prazo. 

  • Direção defensiva: saber a forma de dirigir (frear, acelerar, manobrar, etc)  para não desgastar os pneus;
  • Ter atenção ao TWI, respeitando sempre o limite mínimo de profundidade de 1,6 mm nos sulcos;
  • Rodízio: fazer a troca periódica dos pneus;
  • Estar sempre atento ao alinhamento, balanceamento e calibragem;
  • Fazer as revisões;
  • Utilizar os pneus de marcas que comprovem segurança e qualidade.

Conte com a Baron para evitar prejuízos!

A Baron é uma indústria certificada pela ISO 9001:2015, garantindo que os produtos passem por um rigoroso controle de qualidade e avaliações técnicas a cada passo do processo, refletindo assim, em um produto final da mais alta qualidade.

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