maio 30 2024 0Comentário
Planta de uma indústria sucroalcooleira

Linha Duramaxx ULTRA: uma solução inovadora para a indústria sucroalcooleira

A indústria sucroalcooleira é um setor da agroindústria que se dedica à produção de açúcar, etanol (álcool) e subprodutos a partir da cana-de-açúcar, milho, entre outros. Esta indústria desempenha um papel importante em várias economias, especialmente em países tropicais e subtropicais, onde o cultivo da cana-de-açúcar é predominante.

Cabe destacar que a indústria sucroalcooleira é uma das mais importantes do setor agrícola brasileiro. O motivo é o seguinte: o Brasil é o maior produtor de cana-de-açúcar do mundo, tem a segunda maior produção de etanol mundial e é um dos maiores exportadores de açúcar e biocombustíveis.

De acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Brasil colheu 713 milhões de toneladas de cana-de-açúcar em 2023, equivalendo a um crescimento de 17% em relação à temporada anterior. Com isso, o país bateu recordes de produção e exportação de açúcar e de produção de etanol.

Um dos grandes problemas enfrentados pelo alto volume de produção dessa indústria é o nível de desgaste das máquinas.

Sabemos que o UHMW é um polímero de alto desempenho na engenharia devido ao tamanho de sua molécula e cristalinidade. Ele possui um grande número de interações intermoleculares, que proporcionam vários benefícios, como resistência ao desgaste e antiaderência.

Por esse motivo, utilizar o UHMW para operações em usinas de açúcar e álcool é uma ótima opção. Contudo, você sabia que existem revestimentos de UHMW no mercado, feitos com uma tecnologia superior?

O Duramaxx é a linha de revestimentos de alta performance exclusiva da Baron. Suas propriedades únicas, advindas em razão da massa molar maior que 7,5 milhões g/mol, o tornam um UHMW superior aos disponíveis no mercado atualmente. Saiba mais a seguir!

Duramaxx da Baron: qual o diferencial em relação aos outros UHMW?

O Duramaxx é fabricado com resinas certificadas de UHMW. Todavia, como sua massa molar é superior a 7,5 milhões g/mol, ele tem uma resistência à abrasão muito maior que outros tipos de UHMW do mercado.

A massa molar representa a medida de comprimento médio da cadeia molecular. Quando maior for a massa, mais diferenciadas serão suas características. Nesse sentido, quanto maior for a massa molar do UHMW, mais resistente ao desgaste ele será.

Entre os UHMW que temos disponíveis no mercado, podemos citar o Low Range, que conta com cerca de 4,0 milhões de g/mol. Contudo, ele tem uma massa molar muito abaixo do Duramaxx.

Devido a sua massa molar muito superior, o Duramaxx possui as seguintes vantagens:

  • Material mais leve;
  • Mais barato e mais leve que o aço;
  • Maior tempo de vida útil;
  • Resistência ao desgaste;
  • Baixo coeficiente de atrito.

Em razão de todas essas características distintas, o Duramaxx consegue ser mais durável e confiável do que outros revestimentos de UHMW. Assim, o revestimento exclusivo da Baron possui um excelente custo-benefício para as indústrias.

A indústria sucroalcooleira e o melhor revestimento Duramaxx para o setor

A indústria sucroalcooleira é um setor muito importante da economia brasileira, responsável pela produção, processamento, distribuição e comercialização de açúcar e álcool.

Sua importância engloba diferentes aspectos econômicos, sociais e ambientais. Ela é uma das maiores geradoras de renda no setor agrícola brasileiro, uma vez que o Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de açúcar e etanol do mundo. Além disso, a indústria sucroalcooleira é um dos setores que mais gera emprego no país.

Outra questão fundamental é a sustentabilidade e segurança energética. O etanol produzido a partir da cana-de-açúcar é uma importante fonte de energia renovável, que ajuda a reduzir a dependência do Brasil de combustíveis fósseis e contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa. O bagaço da cana também tem destaque, uma vez utilizado para gerar eletricidade e calor em usinas de cogeração, contribuindo para uma matriz energética mais limpa e sustentável. Ademais, a utilização de etanol como combustível reduz a emissão de poluentes atmosféricos, melhorando a qualidade do ar nas cidades.

Em razão de sua importância, essa indústria precisa buscar meios para otimizar seus processos e aumentar sua produtividade. Para isso, é necessária a utilização produtos com alto desempenho, ótima qualidade e uma boa duração.

A linha Duramaxx possui diversos tipos de revestimentos, cada um deles com propriedades exclusivas, que o tornam mais seguro, ágil e confiável para os processos industriais.

Entre nossas especialidades estão:

  • Duramaxx Natural: ideal para o ramo alimentício;
  • Duramaxx AST: ideal para a dissipação de cargas estáticas;
  • Duramaxx Eco: oferece qualidade com melhor custo-benefício;
  • Duramaxx Flame Retardant: ideal para atividades com risco de propagação de fogo;
  • Duramaxx Ultra: ideal para alta resistência a abrasão e alta propriedade antiaderente, além de ser classificado como HOT, pois suporta temperaturas de até 130°C.

Para a indústria sucroalcooleira, indicamos o seguinte tipo de Duramaxx:

Duramaxx ULTRA

A linha Duramaxx ULTRA ® foi desenvolvida para oferecer um excelente desempenho nas aplicações onde se necessita alta resistência ao desgaste e antiaderência melhorada, pois possui estrutura molecular reticulada com aditivos funcionais, cargas cerâmicas e Silicone.

Possui vida útil 30% maior quando comparado ao UHMW Tipo A, além de ser adequado para trabalhos em temperaturas mais elevadas, até 130°C, com picos de 150°C (classificação HOT). Comumente utilizado em sistemas de granéis mais abrasivos, como minério de ferro, areia e minério de bauxita, otimizando o custo-benefício e reduzindo os gastos com instalação.

Uso na indústria sucroalcooleira

Um de nossos clientes, uma empresa do setor sucroalcooleiro, chegou até nós procurando um revestimento de alta performance e resiste ao desgaste, para utilização em usinas de açúcar e álcool.

Alguns problemas relatados nos revestimentos utilizados anteriormente foram:

  • Alto atrito (devido ao contato do aço com aço);
  • Alto nível de ruído;
  • Alta amperagem;
  • Alto desgaste de corrente;
  • Quebra prematura;
  • Oxidação.

Quando apresentamos o Duramaxx ULTRA ®, e a empresa passou a utilizá-lo em seu maquinário, foi observado que, durante uma safra com alto volume de cana processada, obteve-se um degaste mínimo com uma chapa de Duramaxx ULTRA ® de #20mm de espessura.

Entre os benefícios apresentados da substituição dos revestimentos comuns pela linha Duramaxx, merecem destaque: baixo coeficiente de atrito, redução na amperagem da esteira e aumento da segurança do trabalho, pela redução do ruido gerado pelas correntes trabalhando aço com aço.

Assim, a utilização do Duramaxx ULTRA ® se mostrou uma solução eficaz, tecnológica e inovadora. Não obstante, com o sucesso da aplicação do Duramaxx, as usinas passaram a aplicar o revestimento em outras guias como das esteiras intermediárias, esteiras transportadoras, guias do esteirão de cana, entre outros.

Eficiência aliada à responsabilidade ambiental

Quando a Baron criou o Duramaxx, uma linha exclusiva de revestimentos industriais, além procurar oferecer um material resistente, seguro e durável, também nos preocupamos com a nossa responsabilidade ambiental.

Dessa forma, além de produzirmos o UHMW com melhor performance do mercado, que evita desperdício de materiais e possui longa vida útil, a Baron também é uma empresa certificada pela ISO 14001.

Como uma empresa certificada, a nossa missão é realizar uma gestão consciente dos nossos recursos e contribuir para a sustentabilidade nas indústrias. Assim, reduzimos quaisquer impactos ambientais que possam ser gerados.

Para saber mais sobre a linha de revestimentos Duramaxx e suas aplicações, leia os demais artigos do nosso blog, ou fale conosco por um dos nossos canais de atendimento.

Responda ou faça um comentário