A Baron atua constantemente para a preservação do meio ambiente através da gestão consciente de seus recursos para sustentabilidade na indústria. Somos uma empresa certificada ISO 14.001, norma internacional de gestão ambiental, que nos auxiliará a guiar as ações para garantirmos a boa gestão dos recursos e minimizarmos ao máximo nosso impacto ambiental.
Uso cuidadoso dos recursos
A consideração ecológica começa com a seleção da matéria-prima utilizada no início do ciclo de vida do produto. Dependendo do material de origem, diferentes emissões e impactos ambientais devem ser levados em consideração. Ao fazer isso, o uso de matérias-primas secundárias que surgiram de um ciclo de vida de produto anterior é mais eficiente em termos de recursos do que matérias-primas primárias recém-extraídas para a fabricação de um produto.
A origem das matérias-primas utilizadas também desempenha um papel na sustentabilidade da indústria, porque quanto mais longas as distâncias, mais longas são as rotas de transporte que deixam uma pegada ecológica significativa em nosso mundo. Por isso o retorno de materiais para reciclagem na Baron só fará sentido se a pegada ecológica for positiva, levando em consideração o consumo de recursos para transporte até nossa fábrica.
Além disso, o processo de fabricação tem um impacto ambiental significativo. Quanto mais intensivos em energia o processamento e a produção, mais recursos são consumidos e mais emissões são geradas.
O uso cuidadoso de recursos de todos os tipos é um dos nossos principais objetivos. Analisamos e otimizamos continuamente nossos ciclos de materiais e fluxos de energia. Apostamos na utilização de matérias-primas mais sustentáveis.
Uma parte significativa do ciclo de vida de um produto é a fase de utilização. Depende da vida útil de um produto. Quanto mais durável o produto, menos frequentemente ele precisa ser substituído. Além do uso ininterrupto, isso também contribui para a economia de recursos na forma de peças de reposição. Nesta linha de pensamento, procuramos trabalhar com materiais que apresentem o melhor desempenho no cliente, além de trabalharmos no desenvolvimento de novas formulações que aumentem a vida útil na aplicação final, fazendo com que a cadeia produtiva envolvida consuma menos recursos (matéria-prima, energia, água, combustíveis, etc.). Com este objetivo, desenvolvemos a linha de produtos DURAMAXX, com materiais formulados para maior desempenho e durabilidade.
Produzimos a linha DURAMAXX a mais de uma década para aplicações industriais. Com base nesta experiência, sabemos que, devido às suas propriedades especiais, o DURAMAXX contribui para a conservação de recursos em muitas indústrias, por exemplo:
- Equipamentos móveis de mineração ficam mais leves com nossos revestimentos antiaderentes e consomem menos combustível.
- Silos, moegas e chutes revestidos com nossas chapas tem sua vida útil aumentada, consumindo menos recursos naturais e necessitando de menos energia para operar.
- Usinas de produção de açúcar e álcool que utilizam guias de correntes produzidos com nosso UHMW consomem menos energia na operação, geram menos ruído e duram mais tempo.
Perspectiva do Ciclo de Vida UHMW – Sustentabilidade na Indústria
Uma análise mais detalhada da perspectiva do ciclo de vida das Chapas, peças e tarugos produzidos em UHMW pela Baron, entrega aos nossos clientes, acionistas e colaboradores, uma visão abrangente do impacto que podemos causar no meio ambiente.
Com as ações que tomamos durante a fabricação de nossos produtos, podemos colaborar com a redução de emissões e geração de resíduos que podem impactar negativamente no nosso planeta. Resumidamente podemos elencar as seguintes:
– Dentro do conceito de Economia Circular, reciclamos 100% das aparas geradas no nosso processo produtivo, tanto de extrusão de chapas e tarugos, como da usinagem. Estas aparas são reprocessadas e dão origem às nossas chapas Duramaxx ECO, que, como são produzidas com aparas sem contaminação de outros materiais, preservam as propriedades originais do UHMW, garantindo um ótimo desempenho na aplicação, bem como ambiental.
– Nosso processo produtivo é alimentado por placas fotovoltaicas, reduzindo impactos da geração e distribuição de energia. Usamos o Sol como nossa fonte de energia.
– Nosso processo não utiliza água e nem gera emissões, com um processo limpo e sustentável.
Soluções de fim de vida
O uso responsável dos recursos inclui a reciclagem no final do ciclo de vida de um produto e é imprescindível para sustentabilidade na indústria. Dependendo do tipo de material, as possibilidades podem variar desde a reciclagem de aparas material até a reciclagem térmica final para geração de energia.
Os termoplásticos são fáceis de reciclar, pois podem ser triturados mecanicamente e remodelados plasticamente dentro de uma determinada faixa de temperatura. Nossas chapas e peças usinadas de UHMW são totalmente recicláveis, seguindo as regras específicas para este tipo de material. Como o UHMW não pode ser reciclado em extrusoras convencionais como o PEAD e o PP, devem ser utilizados processos específicos de moagem, micronização e conformação a quente em extrusoras RAM e prensas ou, como citado anteriormente, em reciclagem energética.
Aparas de processo são frequentemente geradas durante a produção de componentes de plástico. No entanto, essa sucata geralmente é um material de alta qualidade. Um uso sensato é o reprocessamento dessas sobras em novas matérias-primas para produtos futuros. Um ciclo de reciclagem é necessário para que as sobras sejam usadas de forma sensata.